Investigação, pensamento estratégico, excelência em design e habilidade no gerenciamento de projetos são elementos fundamentais na excelência da gestão de marca.

É essencial que se cumpra todas as 5 etapas do processo para evitar riscos ou perdas substanciais a longo processo, por mais que isso possa sugerir uma economia financeira e de tempo. As 5 etapas são: 

1. Condução da Pesquisa – é o momento de conhecer a visão, estratégias, metas e valores da organização e buscar entender as necessidades e percepções dos stakeholders e frente ao mercado e concorrência.

2. Esclarecimento da estratégia – o briefing nesta etapa é indispensável para alinhamento dos objetivos estratégicos e de criação da marca. Os atributos da marca ganham vida também nesta etapa, bem como as estratégias de definição de nomes.

3. Design da Identidade – o brainstorming auxiliará na visualização do projeto futuro, já que dá voz aos envolvidos no processo de arquitetura de marca e estratégia visual.

4. Criação de Pontos de contato – é a fase de amarrar as pontas, finalizando o design da identidade, desenvolvendo o “Look and Feel”, e aplicando a arquitetura de marca.

5. Gestão de ativos – é preciso ter sinergia ao redor desta nova estratégia, e para isso deve ser feito um plano de lançamento (interno e externo), para desenvolver padrões e diretrizes, possibilitando assim, o cultivo de campeões de marca.

Desta forma, o processo deve ser visto e seguido com clareza e afinco, como diferencial competitivo, para a conquista de resultados expressivos, aquisição de investimentos, além de segurança e confiança na equipe.

No entanto, apesar de ser um processo, é fundamental que se tenha um toque de genialidade para a conquista de resultados superiores.

Assim, a gestão de marcas é uma prática que constrói confiança e desenvolve relacionamentos.

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