Para amar qualquer coisa, basta perceber que ela pode ser perdida.

Escritor e filósofo G. K. Chesterton.

De todos os gatilhos que existem, o gatilho mental da escassez é um dos mais poderosos!  Ele é uma forte arma de persuasão, capaz de despertar nas pessoas uma sensação de perda. Você já percebeu que, mesmo não querendo muito algo, não queremos perder? O uso deste gatilho mental usa exatamente isso como elemento principal.

Para começar, resolvemos citar como referência uma obra literária de grande valor, que de forma muito assertiva e clara, explica os principais gatilhos mentais, e fala do poder de cada um deles. Estamos falando do Livro “As Armas da Persuasão”, de Robert B. Cialdini, que trata do valioso estudo sobre como o nosso cérebro é influenciado por determinadas ações e até palavras, dissertando sobre os princípios de influência.

Apesar de nós, na condição de Copywriters termos diversos gatilhos mentais disponíveis para usar, esta obra que citamos fala dos 7 mais comuns, e considerados mais fortes. São eles: Prova Social, Afinidade, Reciprocidade, Autoridade, Compromisso, Coerência e Escassez.

O gatilho da escassez se relaciona na maioria das vezes ao tempo, ao preço e a quantidade de algo ofertado, gerando assim um senso de urgência no consumidor, fazendo com que ele tome decisões de forma mais rápida, com receio de perder a oportunidade. Assim, ele acaba decidindo por realizar a compra, por entender que se perder, não terá mais como participar da promoção, e não gostamos de lidar com o sentimento de frustração.

Alguns exemplos são bem comuns ao nosso dia a dia: black friday, queima de estoque, venda de ingressos por lotes, mudança de estação em lojas de roupa, dentre outros.

Esse gatilho mental tem sido muito usado no Brasil, mas muito pouco explorado, uma vez que tem sido usado sempre da mesma forma, e por isso as pessoas já estão percebendo que estão sendo persuadidas, e uma das primeiras regras da persuasão é não deixar que seu público perceba que está sendo persuadido. Claro que estamos falando de trabalhos desenvolvidos por profissionais sérios, competentes, conhecedores do bom uso de estratégias, porém, acima de tudo, que têm ética e respeito ao outro.

Desta forma, no marketing digital é possível usar essa ferramenta como impulsionadora de vendas!

A escassez pode ser potencializada quando o consumidor tiver a informação de que o produto ou serviço está próximo de acabar. Quando estas informações são exibidas na postagem patrocinada ou na landing page do site, o tempo de decisão do possível comprador será acelerado, aumentando assim a possibilidade de converter esse seguidor e um cliente.

Quer colocar em prática essa estratégia no seu negócio? Converse com nosso time.