O assunto que vamos abordar hoje é relacionado a um conceito que vem crescentemente sendo praticado por empresas, que reconhecem a importância de ter um entendimento integral do cliente e seu negócio. Vamos falar do Marketing Holístico, como filosofia do Marketing 4.0. Você já ouviu falar sobre isso? Quer saber um pouco mais sobre o que é e como se aplica? Então siga com a leitura 😉

O termo é de origem grega, “holos”, e significa “inteiro” ou “todo”. 

O Marketing Holístico é uma estratégia que tem como foco, a integração entre diferentes áreas de um negócio, com o objetivo de proporcionar uma experiência positiva inesquecível ao consumidor, levando-o a escolher a sua marca, em vez do concorrente.

Quando atendemos um cliente pela primeira vez, e ele encontra nessa relação a confiança, o profissionalismo e o expertise capaz de ajudá-lo em sua jornada como um todo, e tem a sensação que o foco da empresa é ajudá-lo a encontrar novas soluções para os seus velhos problemas, ele se sente tranquilo e confiante, e consequentemente se fideliza à sua empresa.

Te pareceu simples? Mas, não é tão simples assim! 

As teorias costumam estar bem distantes da prática, por isso, na prática o Marketing Holístico é uma opção, uma decisão, um compromisso feito por empresas que têm esta capacidade, esta prontidão e propósito, já que implica em um compromisso maior com os seus clientes. Para isso, todos os que representam a empresa, seja qual for a área ou departamento, devem viver e entregar, de forma sintonizada, com maestria e dedicação, esta experiência aos clientes.

Como consequência natural do acesso à tecnologia e seus desdobramentos, os clientes hoje têm muito mais autonomia na escolha de um produto e/ou serviço, e por isso eles têm se tornado cada vez mais decididos e exigentes na escolha.

Na prática, a ideia do Marketing Holístico é que todos os departamentos atuem juntos, para criar uma ideia positiva e homogênea na cabeça do consumidor. A melhor analogia para entender como funciona na prática, é pensar como se a estrutura de um negócio fosse similar ao do corpo humano. O funcionamento do todo só é adequado, quando cada uma das partes trabalham juntas, em sintonia e com o mesmo propósito.

O propósito é criar ações integradas e ininterruptas, de uma forma que o consumidor receba sempre o mesmo e melhor tratamento.

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