A reciprocidade é a capacidade que torna compreensível a relação entre as pessoas. A palavra significa dar e receber.

A principal sensação e desejo da reciprocidade é retribuir o que nos foi oferecido. A sua força está na sua capacidade de reproduzir uma resposta positiva a um pedido que, se não fosse motivado pelo sentimento de gratidão, não seria atendido.

Todas as vezes que conseguimos gerar valor ao outro sem pedir nada em troca, em contrapartida esta pessoa se sente naturalmente um sentimento de gratidão, o que a incentiva a querer de alguma forma retribuir.

Se um amigo te entregar um presente especial em seu aniversário, com uma linda mensagem declarando sua amizade e admiração, qual será a sua reação e desejo em reciprocidade? Entendeu como isso acontece de forma natural e autêntica? No marketing online, os brindes, bônus, amostras grátis são algumas das estratégias frequentemente utilizadas e que remetem bem ao propósito da reciprocidade.  Já no marketing digital, seguindo os conceitos do inbound 

marketing, estas entregas podem ser de, por exemplo, ebooks, planilhas, guias práticos, conteúdos instrutivos entre outros.

No entanto, há de se ter alguns cuidados importantes ao utilizar esse gatilho. A pessoa não tem que ser lembrada que ela teve a sua ajuda, já este deve ser um processo natural, pois caso contrário, o efeito desse gatilho pode inclusive ser negativo. Uma boa indicação é a distribuição de alguns matérias como degustação gratuitamente à sua audiência.

Ao pensar na sua venda, pense no que pode entregar além do produto ou serviço que está oferecendo. Isso com toda certeza vai agregar valor à sua audiência.

Encante e, sempre que tiver a oportunidade, gere uma experiência positiva inesquecível ao seu cliente. Esta é a forma mais assertiva para conquistar e gerar engajamento.

Compartilhe, ensine, plante a boa semente e a generosidade sempre, e você colherá os bons frutos tanto no seu negócio como em sua vida.

Acredite e pratique 😉

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