Você tem uma empresa? Sabe qual é a importância de Registrar sua Marca? Na perspectiva de Marketing, o conceito de Marca é a união de características intangíveis e tangíveis combinadas a uma identidade. Outro conceito bem conhecido é o de Philip Kotler, que a define como sendo a:

União do nome, termo ou símbolo, com o intuito de identificar produtos ou serviços e se diferenciar dos concorrentes.

E, a gestão da marca, no ambiente corporativo, dá-se o nome de branding.

Para evitar o plágio, a incorreta associação ou outros problemas legais, cada país possui órgãos específicos que protegem a propriedade industrial. No Brasil é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, responsável pelo registro e concessão de marcas, patentes, transferência de tecnologia, entre outras atribuições.

A documentação garante a proteção de marcas e ideias.

Marca para o INPI é:

Todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

Juridicamente, é importante esclarecer que uma marca não é um símbolo que representa uma organização, companhia ou empresa, mas a relação entre produtos e serviços e determinada entidade. Desta forma, para se proteger, a marca deve ser registrada.

Esta é a única forma de se respaldar contra concorrentes que podem agir de maneira desleal, utilizando meios para confundir o consumidor ao criar um simbolismo semelhante e aproveitando do valor agregado de outra marca.

Legalmente, uma marca se divide em quatro categorias, que são:

Marca Nominativa:

Refere-se à sua expressão nominal, em outras palavras, seu nome.

Marca Figurativa:

É relacionada aos componentes visuais (logotipo), ícone de aplicativo ou mascote, por exemplo.

Marca Mista:

A união entre o texto e a imagem que representam a marca.

Marca Tridimensional:

Se refere a forma plástica de uma determinada marca, que são os aspectos físicos do produto, por exemplo.

Quer saber o que é necessário para registrar uma marca? Fale conosco e vamos te ajudar.