Sinta o Sabor (Coca Cola);

O sol na medida certa (Sundown);

Fresquinho porque vende mais. Vende mais porque é fresquinho (Tostines);

Se é bayer, é bom (Bayer);

O desafio que move a nossa energia (Petrobras);

Não é assim uma Brastemp (Brastemp);

Esses são só alguns dos geniais slogans que carregam o poder de marcar a história e a imagem das marcas.

A autora Alina Wheeler, faz uma importante colocação no livro “Design de Identidade da Marca”, sobre o papel que elas desempenham. Ela diz que:

As taglines influenciam o comportamento de compra do consumidor ao evocarem uma resposta emocional.

Mas, além dos slogans, as marcas podem usar as Taglines. Ambas são muito utilizadas no mundo publicitário, e podem ser facilmente confundidas, até mesmo por quem entende mais do assunto. As Taglines, assim como os slogans, partem dos mesmos princípios: frase curta, impactante e de fácil memorização.

A diferença entre eles está no fato que a tagline se propõe a representar não apenas um produto, serviço ou campanha, mas toda a alma e essência do negócio.

Para a autora, “uma tagline captura a essência, a personalidade e o posicionamento da marca de uma empresa e a diferencia de seus concorrentes.”

Já o slogan, é o grito de guerra da marca, e este, de fato, é o seu propósito. Também utilizando uma frase curta, de fácil compreensão e memorização, o slogan é muito similar a uma tagline, no entanto, ele fala sobre um produto ou serviço, ao invés de uma marca.

Tanto o Slogan como a Tagline, podem mudar de tempos em tempos e sempre apresentam um foco mais “vendedor” e criativo. 

Apesar de serem coisas diferentes, ambas devem ser cuidadosamente desenvolvidas para comunicar de forma simples e rápida uma proposta de valor. Elas devem unir valores funcionais e emocionais, ao mesmo tempo.

No entanto, é importante ressaltar que, não basta criar um Slogan ou uma Tagline de impacto, se a presença da marca não está verdadeiramente alinhada com essa mensagem. São estratégias que compõem desde o logotipo, até o site e o posicionamento nas redes sociais do seu negócio.

Se você compreende que é essencial primeiramente investir na estruturação e na profissionalização do marketing de sua empresa, de forma a planejar uma base sólida para a sua marca, a Soul está aqui para te apresentar todas as soluções!