A importância da Gestão de Marcas

Investigação, pensamento estratégico, excelência em design e habilidade no gerenciamento de projetos são elementos fundamentais na excelência da gestão de marca.

É essencial que se cumpra todas as 5 etapas do processo para evitar riscos ou perdas substanciais a longo processo, por mais que isso possa sugerir uma economia financeira e de tempo. As 5 etapas são: 

  1. Condução da Pesquisa – é o momento de conhecer a visão, estratégias, metas e valores da organização e buscar entender as necessidades e percepções dos stakeholders e frente ao mercado e concorrência.
  2. Esclarecimento da estratégia – o briefing nesta etapa é indispensável para alinhamento dos objetivos estratégicos e de criação da marca. Os atributos da marca ganham vida também nesta etapa, bem como as estratégias de definição de nomes.
  3. Design da Identidade – o brainstorming auxiliará na visualização do projeto futuro, já que dá voz aos envolvidos no processo de arquitetura de marca e estratégia visual.
  4. Criação de Pontos de contato – é a fase de amarrar as pontas, finalizando o design da identidade, desenvolvendo o “Look and Feel”, e aplicando a arquitetura de marca.
  5. Gestão de ativos – é preciso ter sinergia ao redor desta nova estratégia, e para isso deve ser feito um plano de lançamento (interno e externo), para desenvolver padrões e diretrizes, possibilitando assim, o cultivo de campeões de marca.

Desta forma, o processo deve ser visto e seguido com clareza e afinco, como diferencial competitivo, para a conquista de resultados expressivos, aquisição de investimentos, além de segurança e confiança na equipe.

No entanto, apesar de ser um processo, é fundamental que se tenha um toque de genialidade para a conquista de resultados superiores.

Assim, a gestão de marcas é uma prática que constrói confiança e desenvolve relacionamentos.

Veja construir seu sonho conosco!

Ana, da Soul.

Curtiu o texto?

Olá, sou a Ana Lahor, graduada em Publicidade & Propaganda, com MBA em Gestão em Comunicação e Marketing pela USP/ECA, ministrei aulas em Universidade por 12 anos. Habilitada em Coaching e Consultoria, atuei nas áreas de Treinamento e Gestão junto a American Express do Brasil. Fui Diretora Comercial, de Marketing e Atendimento em algumas Agências de Publicidade e Produtora de Vídeos na Cidade de Uberlândia MG.

Criei a Soul em 2010 e, em 2020 por influencia do meu sócio e também Diretor, Ian Lahor Amato, transformamos a agência em um estúdio disruptivo, com uma proposta inovadora de serviço. Venha nos conhecer e surpreenda-se!

Outros posts

Os meus dias após o livro “Roube Como Um Artista”

Como “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]

Ler mais

Eu sou FODA! E você?

O que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]

Ler mais

Mais do que uma linha de produtos, o engajamento em uma causa!

Num momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]

Ler mais

O que faz o seu cliente te querer?

Este artigo tem o objetivo de levantar uma importante reflexão sobre quais são os valores intrínsecos que passaram a ser essenciais para os negócios dentro do contexto das mudanças sociais que estamos vivendo. Reflita sobre isso! Hoje, para que se tenha sucesso nos negócios, as empresas devem ser capazes de gerenciar as expectativas de seus […]

Ler mais