Antes de empreender, uma coisa muito importante precisa ser feita.

Em meio a um cenário em que muitas pessoas perderam empregos e diversas empresas acabaram encerrando suas atividades, vemos um boom de empreendedorismo que trouxe novos sonhos, novas perspectivas e marcas para o mercado.

Caminhando ao lado do empreendedorismo, existe algo muito importante para auxiliar no crescimento e desenvolvimento de empresas com DNA forte e marcante: a Identidade Visual.

Você conhece esse termo? Será que é a mesma coisa que um logotipo? Ela de fato é tão importante assim? É sobre isso que vou falar hoje.  

Identidade Visual, de uma forma bem sintetizada é um conjunto de elementos visuais que são utilizados de forma contínua, para representar e identificar uma empresa, seja ela de produtos, de serviços ou afins.

Enquanto que um logotipo é a representação gráfica de uma empresa, a Identidade Visual é a sua expressão visual, ou seja, todo o aspecto gráfico em que a marca se aplica, sendo assim, muito mais ampla e completa. Quando essa identidade é bem desenvolvida e aplicada de forma assertiva ao público certo e de forma sistêmica, acaba transferindo ao logotipo um papel complementar, como se fosse um ator coadjuvante do filme Identidade Visual.

Um mercado consumidor vai reconhecer e se lembrar de uma marca pelas suas cores, pela tipografia e por elementos de apoio, como por exemplo, os patterns, não apenas pelo logotipo. E o resultado disso? Mais vendas, maior identificação com o público/mercado, maior procura pelos clientes, comunicação assertiva com o público, maior valor agregado para o negócio e uma imagem mais profissional.

Entendeu melhor a necessidade de ter uma Identidade Visual bem projetada para sua empresa?

Ian, da Soul.

Curtiu o texto?

Aqui é o Ian, formado em Administração de Empresas pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia – FAGEN), sou designer especialista em Criação de Identidades Visuais, Rótulos e Embalagens. Com mais de 5 anos de experiência, já trabalhei com marcas nacionais e internacionais.

Outros posts

Os meus dias após o livro “Roube Como Um Artista”

Como “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]

Ler mais

Eu sou FODA! E você?

O que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]

Ler mais

Mais do que uma linha de produtos, o engajamento em uma causa!

Num momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]

Ler mais

O que faz o seu cliente te querer?

Este artigo tem o objetivo de levantar uma importante reflexão sobre quais são os valores intrínsecos que passaram a ser essenciais para os negócios dentro do contexto das mudanças sociais que estamos vivendo. Reflita sobre isso! Hoje, para que se tenha sucesso nos negócios, as empresas devem ser capazes de gerenciar as expectativas de seus […]

Ler mais