Qual é o seu grito de guerra?

Sinta o Sabor (Coca Cola);

O sol na medida certa (Sundown);

Fresquinho porque vende mais. Vende mais porque é fresquinho (Tostines);

Se é bayer, é bom (Bayer);

O desafio que move a nossa energia (Petrobras);

Não é assim uma Brastemp (Brastemp);

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Divulgac%CC%A7a%CC%83o-Coca-Cola-21-1024x683.jpeg

A diferença entre eles está no fato que a tagline se propõe a representar não apenas um produto, serviço ou campanha, mas toda a alma e essência do negócio.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Alina.png

Para a autora, “uma tagline captura a essência, a personalidade e o posicionamento da marca de uma empresa e a diferencia de seus concorrentes.”

Já o slogan, é o grito de guerra da marca, e este, de fato, é o seu propósito. Também utilizando uma frase curta, de fácil compreensão e memorização, o slogan é muito similar a uma tagline, no entanto, ele fala sobre um produto ou serviço, ao invés de uma marca.

Tanto o Slogan como a Tagline, podem mudar de tempos em tempos e sempre apresentam um foco mais “vendedor” e criativo.

Apesar de serem coisas diferentes, ambas devem ser cuidadosamente desenvolvidas para comunicar de forma simples e rápida uma proposta de valor. Elas devem unir valores funcionais e emocionais, ao mesmo tempo.

No entanto, é importante ressaltar que, não basta criar um Slogan ou uma Tagline de impacto, se a presença da marca não está verdadeiramente alinhada com essa mensagem. São estratégias que compõem desde o logotipo, até o site e o posicionamento nas redes sociais do seu negócio.

Se você compreende que é essencial primeiramente investir na estruturação e na profissionalização do marketing de sua empresa, de forma a planejar uma base sólida para a sua marca, a Soul está aqui para te apresentar todas as soluções!

Esses são só alguns dos geniais slogans que carregam o poder de marcar a história e a imagem das marcas.

A autora Alina Wheeler, faz uma importante colocação no livro “Design de Identidade da Marca”, sobre o papel que elas desempenham. Ela diz que:

As taglines influenciam o comportamento de compra do consumidor ao evocarem uma resposta emocional.

Mas, além dos slogans, as marcas podem usar as Taglines. Ambas são muito utilizadas no mundo publicitário, e podem ser facilmente confundidas, até mesmo por quem entende mais do assunto. As Taglines, assim como os slogans, partem dos mesmos princípios: frase curta, impactante e de fácil memorização.

Ana, da Soul.

Curtiu o texto?

Olá, sou a Ana Lahor, graduada em Publicidade & Propaganda, com MBA em Gestão em Comunicação e Marketing pela USP/ECA, ministrei aulas em Universidade por 12 anos. Habilitada em Coaching e Consultoria, atuei nas áreas de Treinamento e Gestão junto a American Express do Brasil. Fui Diretora Comercial, de Marketing e Atendimento em algumas Agências de Publicidade e Produtora de Vídeos na Cidade de Uberlândia MG.

Criei a Soul em 2010 e, em 2020 por influencia do meu sócio e também Diretor, Ian Lahor Amato, transformamos a agência em um estúdio disruptivo, com uma proposta inovadora de serviço. Venha nos conhecer e surpreenda-se!

Outros posts

Os meus dias após o livro “Roube Como Um Artista”

Como “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]

Ler mais

Eu sou FODA! E você?

O que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]

Ler mais

Mais do que uma linha de produtos, o engajamento em uma causa!

Num momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]

Ler mais

O que faz o seu cliente te querer?

Este artigo tem o objetivo de levantar uma importante reflexão sobre quais são os valores intrínsecos que passaram a ser essenciais para os negócios dentro do contexto das mudanças sociais que estamos vivendo. Reflita sobre isso! Hoje, para que se tenha sucesso nos negócios, as empresas devem ser capazes de gerenciar as expectativas de seus […]

Ler mais