Conexões com o Marketing Holístico

O assunto que vamos abordar hoje é relacionado a um conceito que vem crescentemente sendo praticado por empresas, que reconhecem a importância de ter um entendimento integral do cliente e seu negócio. Vamos falar do Marketing Holístico, como filosofia do Marketing 4.0. Você já ouviu falar sobre isso? Quer saber um pouco mais sobre o que é e como se aplica? Então siga com a leitura 😉

O termo é de origem grega, “holos”, e significa “inteiro” ou “todo”. 

O Marketing Holístico é uma estratégia que tem como foco, a integração entre diferentes áreas de um negócio, com o objetivo de proporcionar uma experiência positiva inesquecível ao consumidor, levando-o a escolher a sua marca, em vez do concorrente.

Quando atendemos um cliente pela primeira vez, e ele encontra nessa relação a confiança, o profissionalismo e o expertise capaz de ajudá-lo em sua jornada como um todo, e tem a sensação que o foco da empresa é ajudá-lo a encontrar novas soluções para os seus velhos problemas, ele se sente tranquilo e confiante, e consequentemente se fideliza à sua empresa.

Te pareceu simples? Mas, não é tão simples assim! 

As teorias costumam estar bem distantes da prática, por isso, na prática o Marketing Holístico é uma opção, uma decisão, um compromisso feito por empresas que têm esta capacidade, esta prontidão e propósito, já que implica em um compromisso maior com os seus clientes. Para isso, todos os que representam a empresa, seja qual for a área ou departamento, devem viver e entregar, de forma sintonizada, com maestria e dedicação, esta experiência aos clientes.

Como consequência natural do acesso à tecnologia e seus desdobramentos, os clientes hoje têm muito mais autonomia na escolha de um produto e/ou serviço, e por isso eles têm se tornado cada vez mais decididos e exigentes na escolha.

Na prática, a ideia do Marketing Holístico é que todos os departamentos atuem juntos, para criar uma ideia positiva e homogênea na cabeça do consumidor. A melhor analogia para entender como funciona na prática, é pensar como se a estrutura de um negócio fosse similar ao do corpo humano. O funcionamento do todo só é adequado, quando cada uma das partes trabalham juntas, em sintonia e com o mesmo propósito.

O propósito é criar ações integradas e ininterruptas, de uma forma que o consumidor receba sempre o mesmo e melhor tratamento.

Gostou do conteúdo? Então acompanhe as nossas redes sociais, pois o próximo texto vai falar sobre os quatro principais pilares do marketing holístico.

Ana Lahor, da Soul.

Curtiu o texto?

Olá, sou a Ana Lahor, graduada em Publicidade & Propaganda, com MBA em Gestão em Comunicação e Marketing pela USP/ECA, ministrei aulas em Universidade por 12 anos. Habilitada em Coaching e Consultoria, atuei nas áreas de Treinamento e Gestão junto a American Express do Brasil. Fui Diretora Comercial, de Marketing e Atendimento em algumas Agências de Publicidade e Produtora de Vídeos na Cidade de Uberlândia MG.

Criei a Soul em 2010 e, em 2020 por influencia do meu sócio e também Diretor, Ian Lahor Amato, transformamos a agência em um estúdio disruptivo, com uma proposta inovadora de serviço. Venha nos conhecer e surpreenda-se!

Outros posts

Os meus dias após o livro “Roube Como Um Artista”

Como “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]

Ler mais

Eu sou FODA! E você?

O que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]

Ler mais

Mais do que uma linha de produtos, o engajamento em uma causa!

Num momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]

Ler mais

O que faz o seu cliente te querer?

Este artigo tem o objetivo de levantar uma importante reflexão sobre quais são os valores intrínsecos que passaram a ser essenciais para os negócios dentro do contexto das mudanças sociais que estamos vivendo. Reflita sobre isso! Hoje, para que se tenha sucesso nos negócios, as empresas devem ser capazes de gerenciar as expectativas de seus […]

Ler mais