Importância da Identidade Visual para empresas.

Antes de começarmos, você sabe no que consiste um projeto de Identidade Visual e o quanto ele é importante para sua empresa? 

Identidade Visual nada mais é do que um conjunto de elementos visuais com objetivo de representar, de forma sistematizada, a expressão visual de uma marca. Dentro desse sistema encontra-se o logotipo, a tipografia, as cores, aplicações e muitos outros.

Para o mundo corporativo, a identidade visual é importante para:

– Facilitar a compra para o consumidor: Quando uma empresa não possui uma Identidade Visual sólida, cada coisa que for produzida sairá com um aspecto diferente. Com isso, a memorização e empatia dos consumidores passa a ser enfraquecida.

– Otimizar a construção de valor da marca: Quando a empresa foge de sua construção de marca padrão, o consumidor não sente identificação com a marca, o que a faz perder VALOR. E se uma marca não possui valor para o seu consumidor final, não terá também valor para o mercado.

– Reter o público alvo e aumentar a confiança: As pessoas tendem a criar vínculos com marcas e uma das coisas que colaboram para isso é a Identidade Visual, que atinge as pessoas de forma VISUAL, aguçando as suas memórias afetivas. Ficou curioso? Quer um exemplo? Ai vai:

APPLE – A empresa inicialmente produzia apenas PCs, depois partiram para o iPod, para o iPhone e todos foram sucessos de venda, pois o que mais gera confiança nas pessoas, É A MARCA. A Apple é conhecida como uma empresa uniforme e integrada, transmitindo credibilidade e criando uma imagem no subconsciente do consumidor.

– Facilitar e agilizar a comunicação:

Quando já se tem as cores, formas e tipografias definidas, fica mais fácil desenvolver qualquer peça para uma marca. E quando se tem apenas o logo, a empresa perde tempo e DINHEIRO, porque precisava produzir algo DO ZERO.

Aqui na SOUL, dividimos o desenvolvimento de nossos jobs em basicamente 3 estágios: briefing, criação e apresentação.

Briefing: Nessa etapa recolhemos informações sobre a contratante, tendo como foco 3 pontos principais:

1. Quem é essa marca.

2. Para quem está sendo feita.

3. Onde será vista.

Criação: Aqui é onde a mágica acontece. É a etapa onde vamos transformar as informações do briefing em elementos visuais. Criaremos rascunhos, escolheremos a tipografia ideal, as cores, elementos gráficos e faremos inúmeros testes com aplicações.

Apresentação: Apresentaremos o projeto pronto, cuidando de todos os detalhes, para que todos os elementos sejam apresentados com o mesmo carinho com que foram feitos. Vamos explicar em detalhes o motivo por trás de cada decisão tomada no projeto.

Esse conteúdo foi útil pra você? Se tiver gostado, compartilhe com os amigos e venha conhecer nosso mix de soluções estratégicas para fortalecer cada vez o relacionamento com seu público.

Vamos trabalhar juntos?

Ian, da Soul.

Curtiu o texto?

Aqui é o Ian, formado em Administração de Empresas pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia – FAGEN), sou designer especialista em Criação de Identidades Visuais, Rótulos e Embalagens. Com mais de 5 anos de experiência, já trabalhei com marcas nacionais e internacionais.

Outros posts

Para sempre… Rita!

Assim como eu, você já parou para pensar sobre isso? Como algumas pessoas vivem, e se despedem deixando tantas lembranças, histórias e legado, enquanto a maioria de nós vai embora no anonimato, sem deixar a nossa marca ecoando pelo tempo no universo?!  Desta vez, minha reflexão foi na partida da Rita Lee! Se você parar […]

Ler mais

Os meus dias após o livro “Roube Como Um Artista”

Como “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]

Ler mais

Eu sou FODA! E você?

O que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]

Ler mais

Mais do que uma linha de produtos, o engajamento em uma causa!

Num momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]

Ler mais