O poder das Hashtags (quando bem aplicadas)

#tbt #instagood #live #love #like4like #photooftheday são apenas algumas das inúmeras hashtags que vemos quase todos os dias em posts no instagram. E passando o olho nas timelines, sejam elas mais estratégicas ou simplesmente como um canal despretensioso de comunicação nesta rede social, é clara a adesão de todos os usuários. No entanto, saber usá-las implica em alguns conhecimentos relevantes para que seu uso, de fato, possa ajudar no alcance dos resultados, em linha com os seus objetivos.

Seu perfil é aqueles que colocam poucas (ou nenhuma) hashtag em suas postagens? Ou você posta diversas hashtags, tanto as que existem como aquelas  que você mesmo cria? Na verdade, não existe uma “receitinha de bolo” prontinha de como usar, ou sinalizando o que é o ideal. Isso varia de acordo com a estratégia que você deseja tomar, mas há sim algumas coisas que você precisa levar em conta.

Elas podem, e devem ser usadas, mas de forma correta e coesa. Não é apenas pesquisar as hashtags mais usadas e lotar o texto da sua postagem com elas. Procure conhecer as diretrizes do instagram, e ajuste as estratégias, juntamente com os seus objetivos.

Para começar, tenha de forma clara em sua mente qual é o seu objetivo ao colocar determinadas hashtags. Deseja aumentar o alcance da sua página ou promover sua marca? Independente de qual for o seu caso, elas são uma ferramenta muito legal para entregar seus posts, fotos e vídeos para um público mais amplo, e melhor, de forma orgânica.

Ainda não sabe o que quer, mas já deseja experimentar algumas hashtags nas suas publicações? Continue a leitura, pois tenho certeza que será bem útil pra você.

Como utilizar as hashtags para o Instagram?

Elas não são novidade no mundo virtual. Essa ferramenta começou a ser usada no Twitter em meados de 2007, para categorizar os posts de uma maneira prática e fácil, permitindo assim que os conteúdos fossem apresentados para os usuários certos.

Para o instagram, elas funcionam como uma espécie de “GPS” para os conteúdos, permitindo assim que tudo o que você poste, seja encontrado por qualquer usuário. Como? Basta clicar sobre a hashtag e você terá acesso a todas as postagens que a tiverem adicionadas ao seu texto.

Muito legal hein? Mas não para por ai. No Instagram, elas também ajudam a gerar tráfego. Adicionando pelo menos uma hashtag, ela te possibilita ter em torno de 12,6% a mais de engajamento, em comparação a um post que não as usa.

Vamos começar a colocar a mão na massa? Primeiro de tudo, aprenda a usar essas palavras estratégicas corretamente, e com parcimônia. As hashtags podem ser colocadas na descrição dos posts/stories, na bio e em comentários. Olha um exemplo abaixo de como colocar elas na bio, onde colocamos as hashtags que mais caracterizam nossa proposta de negócio, que é a Identidade Visual e o Marketing Digital.

Guarde essas dicas, e aposte nessas marcações tão relevantes para a sua estratégia digital:

1. Não coloque espaços nas hashtags.

2. Não coloque caracteres especiais, como por exemplo, $%*.

3. Tenha em mente que elas devem facilitar a descoberta dos seus posts.

4. Sempre as relacione com o tema abordado na postagem.

Mas, quantas #s em média eu posso colocar? O Instagram permite colocar até 30 por post, mas não quer dizer que você precise colocar essa quantidade. Umas 15, está mais do que suficiente, para não causar confusão tanto no seu seguidor como na rede social em si. Apenas foque naquelas que considera mais relevantes, e corra para abraçar o seu público desejado.

Pra finalizar, anote mais essa dica: pesquise no próprio Instagram antes colocar nas suas postagens. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, comece pesquisando as hashtags relacionadas ao seu nicho de mercado. Confira algumas: #beauty #brands #girls #instabeauty #instafashion #instamodel #instastyle #jewelry #model #style #estilo #look #lookdodia . Outra alternativa excelente também é pesquisar quais hashtags têm sido mais usadas por influenciadores na sua área de atuação.

Gostou do conteúdo de hoje? Ele foi útil para você? Queremos saber sua opinião.

Quer explorar mais e melhor o uso desta estratégia? Converse com nosso time. Estamos te esperando com muitas estratégias infalíveis para bombar e destacar sua marca nas redes sociais.

Ian, da Soul.

Curtiu o texto?

Aqui é o Ian, formado em Administração de Empresas pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia – FAGEN), sou designer especialista em Criação de Identidades Visuais, Rótulos e Embalagens. Com mais de 5 anos de experiência, já trabalhei com marcas nacionais e internacionais.

Outros posts

Para sempre… Rita!

Assim como eu, você já parou para pensar sobre isso? Como algumas pessoas vivem, e se despedem deixando tantas lembranças, histórias e legado, enquanto a maioria de nós vai embora no anonimato, sem deixar a nossa marca ecoando pelo tempo no universo?!  Desta vez, minha reflexão foi na partida da Rita Lee! Se você parar […]

Ler mais

Os meus dias após o livro “Roube Como Um Artista”

Como “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]

Ler mais

Eu sou FODA! E você?

O que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]

Ler mais

Mais do que uma linha de produtos, o engajamento em uma causa!

Num momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]

Ler mais