O uso do Blog gera autoridade à sua marca, e o ajuda a vender.

O termo blog poderia ser traduzido como diário de rede, já que surgiu da junção das palavras web e log.

No entanto, muito mais do que um diário virtual de seus autores, hoje, seu uso é muito indicado como estratégia de marketing digital para atrair leads qualificados. Esta ferramenta também possibilita interação por meio de comentários, incentivando discussões sobre os mais diversos temas.

Em meados de 2000, as empresas começaram a perceber e reconhecer a importância de investir mais no relacionamento com os seus clientes, em especial por meio de ferramentas digitais. Desde então, muito mais do que antes, os clientes passaram a ter papel ativo no processo de compra, com o poder de disseminar e influenciar outros clientes com sua percepção e opinião sobre sua experiência de compra e relacionamento com a marca.

Ampliando o uso do marketing digital, assim como do inbound marketing, os blogs passaram a ter um papel de relevância para marcas que buscam ser encontradas, lembradas e escolhidas na web.

O cuidado na produção de bons conteúdos para o blog, assim como o uso de TAGs estratégicas para determinados públicos, podem ajudar, e muito, a marca ser encontrada no Google com destaque. Além de facilitar no processo de venda, o blog tem o propósito de engajar e educar o usuário, gerando fluxo de acesso, o que favorece no propósito de interagir com os públicos, e transformar usuários em leads qualificados, e estes em potenciais clientes, descendo no funil de vendas.

Para criar um blog, é necessário seguir um processo primeiramente.

Deve-se começar por definir um nome atraente para o site, que remeta ao negócio. Em seguida, será necessário contratar um serviço de hospedagem de site e registro do domínio. Na sequência, vem o website em si. Ele deve contar com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), a exemplo do WordPress, que inclusive, é o que nós da Soul Inteligência Criativa usamos.   

Um blog bem desenvolvido, que usa com assertividade palavras chave e fica atento a sua densidade, que usa links internos de interesse, usa imagens relacionadas aos temas, gera percepção de autoridade, ajuda no ranking de busca e, consequentemente, ajuda a vender mais.

As produções de conteúdos para o site, além de estratégicas, devem usar técnicas e teorias do marketing digital na produção dos textos, pois, desta forma conseguimos aumentar muito as probabilidades dele se tornar uma importante estratégia de sua marca.

Tanto a escolha da pauta, como a otimização dos conteúdos são de suma importância. Cada vez mais, a semântica, os buscadores, priorizam os artigos bem escritos que atendam, de fato, as necessidades e interesses dos usuários.

Ele também deve ser alimentado com determinada frequência e periodicidade, pois, passa a ser um veículo de atualização, educação e informação relevantes aos usuários. Só desta forma, ele é capaz de gerar tráfego orgânico e permanente.

Porém, nada disso funciona como “receita de bolo”. Frequentemente, tendemos a fazer mais o que as pessoas indicam, do que tentar e ousar novos caminhos. Por isso, além de usar as técnicas e teorias como base, é muito importante usar a sensibilidade e ousar testar novas coisas para conquistar novos resultados.  

Seguem aqui algumas dicas importantes de SEO para quem quer ranquear bem o site no Google:

  • Acompanhe notícias e tendências para produzir seus conteúdos;
  • Faça conteúdos que são de interesse atual no Google;
  • Os conteúdos produzidos devem ser multimídia;
  • Use a semântica nos conteúdos;
  • A otimização da página deve ser com posição de 6º a 20º;
  • Procure usar backlinks sempre que possível;
  • Esteja atento e monitorando para que não usem o seu link como backlink prejudicial a sua estratégia.

Entendeu melhor a necessidade de ter um Blog na página de sua empresa? Está convencido de que ele pode ajudar no alcance de seus Leads qualificados?

Escaneie o QR Code abaixo e entre em contato conosco.

Ana Lahor, da Soul.

Curtiu o texto?

Olá, sou a Ana Lahor, graduada em Publicidade & Propaganda, com MBA em Gestão em Comunicação e Marketing pela USP/ECA, ministrei aulas em Universidade por 12 anos. Habilitada em Coaching e Consultoria, atuei nas áreas de Treinamento e Gestão junto a American Express do Brasil. Fui Diretora Comercial, de Marketing e Atendimento em algumas Agências de Publicidade e Produtora de Vídeos na Cidade de Uberlândia MG.

Criei a Soul em 2010 e, em 2020 por influencia do meu sócio e também Diretor, Ian Lahor Amato, transformamos a agência em um estúdio disruptivo, com uma proposta inovadora de serviço. Venha nos conhecer e surpreenda-se!

Outros posts

Para sempre… Rita!

Assim como eu, você já parou para pensar sobre isso? Como algumas pessoas vivem, e se despedem deixando tantas lembranças, histórias e legado, enquanto a maioria de nós vai embora no anonimato, sem deixar a nossa marca ecoando pelo tempo no universo?!  Desta vez, minha reflexão foi na partida da Rita Lee! Se você parar […]

Ler mais

Os meus dias após o livro “Roube Como Um Artista”

Como “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]

Ler mais

Eu sou FODA! E você?

O que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]

Ler mais

Mais do que uma linha de produtos, o engajamento em uma causa!

Num momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]

Ler mais