Que tal dominar o mercado com o seu produto ou serviço e aumentar o seu faturamento anual para 6 dígitos? Conheça os 5 Níveis de Consciência dos Consumidores, e tenha um negócio lucrativo e seguro.
O desejo de todo empreendedor é navegar tranquilamente com seu negócio num oceano de oportunidades.
Ao longo do tempo, e com base aos muitos estudos realizados para aprimorar as ferramentas e estratégias utilizadas no Marketing Digital, foram encontradas algumas palavras que parecem funcionar melhor nos seus títulos, na introdução dos seus emails e na copy de páginas de vendas.
Para alguns, menos avisados, perguntas como: o que estou vendendo? quem é o meu público-alvo? e qual é o benefício do meu produto? já resolvem e convertem os meus anúncios em compra. Mas, é uma versão bastante míope, e é ilusória para quem procura alcançar sucesso e reconhecimento.
O lendário copywriter Eugene Schwartz, por meio de muitos estudos e práticas de mercado, desenvolveu uma poderosa pergunta, que abre os horizontes para o alcance do que todos buscam junto aos seus públicos. A pergunta é: Em qual dos 5 níveis de consciência o seu prospect está?
Voltaire, escritor e filósofo iluminista francês, tem uma frase que diz:
Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas resposta.
Esta afirmação pode nos levar a uma reflexão poderosa, que revela o grande valor de fazer as perguntas certas na hora certa. Perguntas abrem ou fecham situações de oportunidades, tanto na vida como no meio corporativo.
Somos providos de níveis de consciência e, no caso do perfil de consumo, não é diferente. Conhecer e saber interpretas os 5 níveis de consciência do consumidor, e em qual desses níveis o seu prospect está, faz toda a diferença para o atingimento de seus objetivos e metas.
O 1º nível, é o nível da completa inconsciência: É aqui que você entra em mercados muitas vezes novos que um negócio em pleno crescimento precisa. É onde fortunas são criadas por fugir do clichê e embarcar em um oceano azul de posicionamento.
Como superar os bloqueios nesse nível?
O 2º nível, é o nível da consciência do problema:
Como superar os bloqueios nesse nível?
O 3º nível, é o nível da consciência da solução: os prospects sabem o resultado que desejam, mas não sabem que o seu produto oferece esse resultado. Nesse nível, ele provavelmente não conhece você, nem o seu produto. Aqui, deve-se gerar uma solução de qualidade para que ele veja a sua solução como única, e não precise comparar com opções.
Como superar os bloqueios nesse nível?
Fale principalmente sobre benefícios que o seu produto oferece (é fácil, rápido, economiza tempo, gera liberdade, dá resultados comprovados etc).
Entenda a diferença entre conteúdos de topo, meio e fundo de funil para o tipo de visitante que você deseja encontrar.
O 4º nível, é o nível da consciência do produto: os prospects conhecem seu produto, e muito provavelmente eles saibam dos benefícios que ele oferece, porém ainda há um caminho à percorrer até a conversão.
Como superar os bloqueios nesse nível?
O 5º nível, é o nível de maior consciência, ou seja, consciência de compra: Este é o melhor nível de consciência, pois é onde você terá clientes recorrentes, por serem leais a sua marca e demonstrarem simpatia e admiração por sua marca. Elas recomendam você e seus produtos para amigos.
Como superar os bloqueios nesse nível?
E então? Você quer se diferenciar por meio de estratégias de Marketing Poderosas que gerem vendas e encantamento de seus clientes?
Escolha a Soul Inteligência Criativa. Temos um propósito, e com brilho nos olhos, queremos construir um negócio lucrativo e encantador com você.
Curtiu o texto?
Aqui é o Ian, formado em Administração de Empresas pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia – FAGEN), sou designer especialista em Criação de Identidades Visuais, Rótulos e Embalagens. Com mais de 5 anos de experiência, já trabalhei com marcas nacionais e internacionais.
Assim como eu, você já parou para pensar sobre isso? Como algumas pessoas vivem, e se despedem deixando tantas lembranças, histórias e legado, enquanto a maioria de nós vai embora no anonimato, sem deixar a nossa marca ecoando pelo tempo no universo?! Desta vez, minha reflexão foi na partida da Rita Lee! Se você parar […]
Ler maisComo “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]
Ler maisO que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]
Ler maisNum momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]
Ler mais