Os 5 Níveis de Consciência dos Consumidores

Que tal dominar o mercado com o seu produto ou serviço e aumentar o seu faturamento anual para 6 dígitos? Conheça os 5 Níveis de Consciência dos Consumidores, e tenha um negócio lucrativo e seguro.

O desejo de todo empreendedor é navegar tranquilamente com seu negócio num oceano de oportunidades.

Ao longo do tempo, e com base aos muitos estudos realizados para aprimorar as ferramentas e estratégias utilizadas no Marketing Digital, foram encontradas algumas palavras que parecem funcionar melhor nos seus títulos, na introdução dos seus emails e na copy de páginas de vendas.

Para alguns, menos avisados, perguntas como: o que estou vendendo? quem é o meu público-alvo? e qual é o benefício do meu produto? já resolvem e convertem os meus anúncios em compra. Mas, é uma versão bastante míope, e é ilusória para quem procura alcançar sucesso e reconhecimento.

O lendário copywriter Eugene Schwartz, por meio de muitos estudos e práticas de mercado, desenvolveu uma poderosa pergunta, que abre os horizontes para o alcance do que todos buscam junto aos seus públicos. A pergunta é: Em qual dos 5 níveis de consciência o seu prospect está?

Voltaire, escritor e filósofo iluminista francês, tem uma frase que diz:

Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas resposta. 

Esta afirmação pode nos levar a uma reflexão poderosa, que revela o grande valor de fazer as perguntas certas na hora certa. Perguntas abrem ou fecham situações de oportunidades, tanto na vida como no meio corporativo.

Somos providos de níveis de consciência e, no caso do perfil de consumo, não é diferente. Conhecer e saber interpretas os 5 níveis de consciência do consumidor, e em qual desses níveis o seu prospect está, faz toda a diferença para o atingimento de seus objetivos e metas.

O 1º nível, é o nível da completa inconsciência: É aqui que você entra em mercados muitas vezes novos que um negócio em pleno crescimento precisa. É onde fortunas são criadas por fugir do clichê e embarcar em um oceano azul de posicionamento.

Como superar os bloqueios nesse nível?

  • Storytelling é a maneira mais indireta de conseguir a atenção de uma pessoa com algo pessoal que ocorreu em sua vida, e relacionar isso com um problema/solução que você precisou superar, e agora está ensinando isso por meio de um produto.
  • Ganhe a confiança desde o princípio.
  • Mostre uma visão única e pessoal que as pessoas não considerem um clichê. Use detalhes e criatividade para ganhar a simpatia do prospect.

O 2º nível, é o nível da consciência do problema:

  • O caminho mais curto para se conectar com esse tipo de prospect, é mostrar que você sente a dor dele.
  • Mostre que além de saber de seu problema, você conhece a frustração, o desespero e até mesmo o medo e raiva que isso causa nele.
  • Saber identificar o ponto máximo desta ansiedade, pode abrir um vasto caminho de conexão emocional com seu prospect rapidamente.

Como superar os bloqueios nesse nível?

  • Leia comentários, reviews, fóruns e tudo o que conseguir sobre seu prospect para saber de suas dores.
  • No texto, deixe claro desde o início, o quanto você conhece e sente a dor dele. Torne-se um ombro amigo, disposto a escutar e ajudar de verdade, a resolver seus problemas e preocupações.
  • Mostre que ele tem o sintoma, mas a doença real é mais profunda e desconhecida. Apresente o porquê disso e seu nível de autoridade e confiança para ajudá-lo.

O 3º nível, é o nível da consciência da solução: os prospects sabem o resultado que desejam, mas não sabem que o seu produto oferece esse resultado. Nesse nível, ele provavelmente não conhece você, nem o seu produto. Aqui, deve-se gerar uma solução de qualidade para que ele veja a sua solução como única, e não precise comparar com opções.

Como superar os bloqueios nesse nível?

  • Use marketing de conteúdo (textos, vídeos, áudios) e ofereça sua solução personalizada à ele.

Fale principalmente sobre benefícios que o seu produto oferece (é fácil, rápido, economiza tempo, gera liberdade, dá resultados comprovados etc).

Entenda a diferença entre conteúdos de topo, meio e fundo de funil para o tipo de visitante que você deseja encontrar. 

O 4º nível, é o nível da consciência do produto: os prospects conhecem seu produto, e muito provavelmente eles saibam dos benefícios que ele oferece, porém ainda há um caminho à percorrer até a conversão.

Como superar os bloqueios nesse nível?

  • Acabe com objeções usando um FAQ em sua página de vendas.
  • Mostre depoimentos que estejam relacionados com seu público.
  • Reforce sua autoridade por meio de cursos que você já realizou, palestras ministradas, outras autoridades que são próximas à você, e números que comprovem resultados sólidos.

O 5º nível, é o nível de maior consciência, ou seja, consciência de compra: Este é o melhor nível de consciência, pois é onde você terá clientes recorrentes, por serem leais a sua marca e demonstrarem simpatia e admiração por sua marca. Elas recomendam você e seus produtos para amigos.

Como superar os bloqueios nesse nível?

  • Reforce a garantia.
  • Crie bônus que adicionam valor real à oferta.
  • Fale sobre a facilidade da compra e recebimento do material (acesso imediato, compra em 3 simples passos).

E então? Você quer se diferenciar por meio de estratégias de Marketing Poderosas que gerem vendas e encantamento de seus clientes?

Escolha a Soul Inteligência Criativa. Temos um propósito, e com brilho nos olhos, queremos construir um negócio lucrativo e encantador com você.

Ian, da Soul.

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Aqui é o Ian, formado em Administração de Empresas pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia – FAGEN), sou designer especialista em Criação de Identidades Visuais, Rótulos e Embalagens. Com mais de 5 anos de experiência, já trabalhei com marcas nacionais e internacionais.

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