Este texto fala de amor!

A comunicação efetiva com o seu público é algo difícil de desenvolver e bem fácil de perder. Algumas marcas mundialmente conhecidas como Apple, Netflix, Nubank, Disney e Starbucks têm um fator chave em comum: todas possuem fãs, e não simples compradores.

Mas você pode se perguntar quais seriam as vantagens de se ter esse tipo de cliente, já que é algo tão trabalhoso de se ter. É bem simples: independente de qual seja a notícia, lançamento ou comunicado, eles se engajam com a mensagem passada. Entendeu o benefício? Quando você alcança o nível de mercado seleto dos brandlovers, é criada uma rede de compartilhamento orgânico com alcances enormes.

Mas o que são brandlovers? São grupos de pessoas consideradas mais do que clientes, já que foram cativadas por determinada marca e que, estão dispostos a apoiá-la, criar e compartilhar conteúdo de maneira espontânea. Um grande exemplo, são os grandes estúdios de cinema, como a Marvel Studios, recentemente vendida para a Disney. Sempre que um filme novo é lançado, dificilmente vemos trailers ou postagens nas redes sociais do próprio estúdio. Vemos na verdade, fãs ou grupo de fãs (portais de conteúdo) compartilhando por livre e espontânea vontade os materiais. Esse é o poder desse grupo!

Antes que você pare de ler esse texto alegando que sua empresa é pequena e que isso está longe de ser alcançado, lembre-se bem: Sua empresa não precisa ser uma gigante do mercado para ter seus próprios brandlovers e suas comunidades de engajamento. Existe um case bem próximo aqui na Soul, porque trata-se de um cliente nosso, a Atos 29 Store. Mesmo com um ano de mercado, desenvolvemos juntamente com eles uma comunidade bem grande, em todo o território nacional, de clientes que amam o propósito da loja e engajam com absolutamente tudo que a Atos 29 diz, lança ou faz.

Quer desenvolver isso em sua empresa também? Confira algumas dicas e exemplos para mostrar como é possível engajar clientes dentro de certos nichos e fazer com que eles ajudem na divulgação de sua marca e de seus produtos.

Busque formas de inspirar seus clientes. Marcas que criam uma rede de admiradores conseguem inspirar as pessoas. Como fazer isso? Comece com um atendimento diferenciado e vá abrangendo outras áreas como lançamento de produtos e eventos exclusivos para seus clientes (ou fãs).

Você tem uma hamburgueria ou algum outro time de serviço que oferece entrega a domicílio? Além do tempo (muito pequeno, frente ao resultado que geraria), o que custaria para você, além do pedido, fazer um bilhetinho caprichado com o nome da pessoa para entregar junto com a encomenda? Uma boa parte de seus clientes, que consomem conteúdos no meio digital, verão ali uma oportunidade de postar nas redes sociais o mimo que receberam. Agora imagina se você lhe entregar um brinde junto. O céu é o limite.

Mesmo que alguns deles não postem, a boa impressão da sua marca ficará na mente deles, abrindo assim um caminho para retenção e para geração de um futuro brandlover.

Exemplo de case | Frapuccino de Unicórnio do Starbucks:

Se você é um fã da Starbucks como nós da Soul, você deve se lembrar do lançamento do frapuccino de unicórnio com sabor de arco-íris.

Houve uma mídia espontânea espetacular pelas redes sociais, com pessoas postando em seus perfis fotos dessa novidade.

Gostou das dicas e dos exemplos? Ficou afim de começar? Fale conosco e comece um trabalho sólido com mídias sociais. Elas serão muito úteis para manter o relacionamento vivo e o sentimento de pertencimento cada vez mais forte. Se você conseguiu desenvolver clientes fanáticos por sua marca, sempre que eles puderem, não vão hesitar indicar a sua marca para outras pessoas, seja nas redes sociais ou cara a cara. E, meu amigo leitor, não há nada mais forte no marketing do que a indicação de alguém que confia em você e te admira.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 100

Brandlover é o cliente que não te abandona e ainda traz outros clientes para você. E para alcançá-los, é necessário paciência e estratégias simples, porém assertivas.

Vamos desenvolver fãs juntos?

Ana Lahor, da Soul.

Curtiu o texto?

Olá, sou a Ana Lahor, graduada em Publicidade & Propaganda, com MBA em Gestão em Comunicação e Marketing pela USP/ECA, ministrei aulas em Universidade por 12 anos. Habilitada em Coaching e Consultoria, atuei nas áreas de Treinamento e Gestão junto a American Express do Brasil. Fui Diretora Comercial, de Marketing e Atendimento em algumas Agências de Publicidade e Produtora de Vídeos na Cidade de Uberlândia MG.

Criei a Soul em 2010 e, em 2020 por influencia do meu sócio e também Diretor, Ian Lahor Amato, transformamos a agência em um estúdio disruptivo, com uma proposta inovadora de serviço. Venha nos conhecer e surpreenda-se!

Outros posts

Para sempre… Rita!

Assim como eu, você já parou para pensar sobre isso? Como algumas pessoas vivem, e se despedem deixando tantas lembranças, histórias e legado, enquanto a maioria de nós vai embora no anonimato, sem deixar a nossa marca ecoando pelo tempo no universo?!  Desta vez, minha reflexão foi na partida da Rita Lee! Se você parar […]

Ler mais

Os meus dias após o livro “Roube Como Um Artista”

Como “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]

Ler mais

Eu sou FODA! E você?

O que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]

Ler mais

Mais do que uma linha de produtos, o engajamento em uma causa!

Num momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]

Ler mais