Faça o bem, sem olhar a quem!

A reciprocidade é a capacidade que torna compreensível a relação entre as pessoas. A palavra significa dar e receber.

A principal sensação e desejo da reciprocidade é retribuir o que nos foi oferecido. A sua força está na sua capacidade de reproduzir uma resposta positiva a um pedido que, se não fosse motivado pelo sentimento de gratidão, não seria atendido.

Todas as vezes que conseguimos gerar valor ao outro sem pedir nada em troca, em contrapartida esta pessoa se sente naturalmente um sentimento de gratidão, o que a incentiva a querer de alguma forma retribuir.

Se um amigo te entregar um presente especial em seu aniversário, com uma linda mensagem declarando sua amizade e admiração, qual será a sua reação e desejo em reciprocidade? Entendeu como isso acontece de forma natural e autêntica? No marketing online, os brindes, bônus, amostras grátis são algumas das estratégias frequentemente utilizadas e que remetem bem ao propósito da reciprocidade.  Já no marketing digital, seguindo os conceitos do inbound 

marketing, estas entregas podem ser de, por exemplo, ebooks, planilhas, guias práticos, conteúdos instrutivos entre outros.

No entanto, há de se ter alguns cuidados importantes ao utilizar esse gatilho. A pessoa não tem que ser lembrada que ela teve a sua ajuda, já este deve ser um processo natural, pois caso contrário, o efeito desse gatilho pode inclusive ser negativo. Uma boa indicação é a distribuição de alguns matérias como degustação gratuitamente à sua audiência.

Ao pensar na sua venda, pense no que pode entregar além do produto ou serviço que está oferecendo. Isso com toda certeza vai agregar valor à sua audiência.

Encante e, sempre que tiver a oportunidade, gere uma experiência positiva inesquecível ao seu cliente. Esta é a forma mais assertiva para conquistar e gerar engajamento.

Compartilhe, ensine, plante a boa semente e a generosidade sempre, e você colherá os bons frutos tanto no seu negócio como em sua vida.

Acredite e pratique 😉

Ana Lahor, da Soul.

Curtiu o texto?

Olá, sou a Ana Lahor, graduada em Publicidade & Propaganda, com MBA em Gestão em Comunicação e Marketing pela USP/ECA, ministrei aulas em Universidade por 12 anos. Habilitada em Coaching e Consultoria, atuei nas áreas de Treinamento e Gestão junto a American Express do Brasil. Fui Diretora Comercial, de Marketing e Atendimento em algumas Agências de Publicidade e Produtora de Vídeos na Cidade de Uberlândia MG.

Criei a Soul em 2010 e, em 2020 por influencia do meu sócio e também Diretor, Ian Lahor Amato, transformamos a agência em um estúdio disruptivo, com uma proposta inovadora de serviço. Venha nos conhecer e surpreenda-se!

Outros posts

Para sempre… Rita!

Assim como eu, você já parou para pensar sobre isso? Como algumas pessoas vivem, e se despedem deixando tantas lembranças, histórias e legado, enquanto a maioria de nós vai embora no anonimato, sem deixar a nossa marca ecoando pelo tempo no universo?!  Desta vez, minha reflexão foi na partida da Rita Lee! Se você parar […]

Ler mais

Os meus dias após o livro “Roube Como Um Artista”

Como “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]

Ler mais

Eu sou FODA! E você?

O que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]

Ler mais

Mais do que uma linha de produtos, o engajamento em uma causa!

Num momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]

Ler mais