Garanta o seu patrimônio!

Você tem uma empresa? Sabe qual é a importância de Registrar sua Marca? Na perspectiva de Marketing, o conceito de Marca é a união de características intangíveis e tangíveis combinadas a uma identidade. Outro conceito bem conhecido é o de Philip Kotler, que a define como sendo a:

União do nome, termo ou símbolo, com o intuito de identificar produtos ou serviços e se diferenciar dos concorrentes.

E, a gestão da marca, no ambiente corporativo, dá-se o nome de branding.

Para evitar o plágio, a incorreta associação ou outros problemas legais, cada país possui órgãos específicos que protegem a propriedade industrial. No Brasil é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, responsável pelo registro e concessão de marcas, patentes, transferência de tecnologia, entre outras atribuições.

A documentação garante a proteção de marcas e ideias.

Marca para o INPI é:

Todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

Juridicamente, é importante esclarecer que uma marca não é um símbolo que representa uma organização, companhia ou empresa, mas a relação entre produtos e serviços e determinada entidade. Desta forma, para se proteger, a marca deve ser registrada.

Esta é a única forma de se respaldar contra concorrentes que podem agir de maneira desleal, utilizando meios para confundir o consumidor ao criar um simbolismo semelhante e aproveitando do valor agregado de outra marca.

Legalmente, uma marca se divide em quatro categorias, que são:

Marca Nominativa:

Refere-se à sua expressão nominal, em outras palavras, seu nome.

Marca Figurativa:

É relacionada aos componentes visuais (logotipo), ícone de aplicativo ou mascote, por exemplo.

Marca Mista:

A união entre o texto e a imagem que representam a marca.

Marca Tridimensional:

Se refere a forma plástica de uma determinada marca, que são os aspectos físicos do produto, por exemplo.

Quer saber o que é necessário para registrar uma marca? Fale conosco e vamos te ajudar.

Ian, da Soul.

Curtiu o texto?

Aqui é o Ian, formado em Administração de Empresas pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia – FAGEN), sou designer especialista em Criação de Identidades Visuais, Rótulos e Embalagens. Com mais de 5 anos de experiência, já trabalhei com marcas nacionais e internacionais.

Outros posts

Os meus dias após o livro “Roube Como Um Artista”

Como “devorador” de bons livros que me tornei, estava ansioso para ler “Roube como um artista”. Comprei numa segunda, chegou na quarta da mesma semana e, no sábado, já tinha acabado de ler! Me deleitei com cada capítulo, com muita atenção e entusiasmo. Anotei o que achei interessante e lotei ele com post-its (como faço […]

Ler mais

Eu sou FODA! E você?

O que é ser FODA para você? Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum de ser usado no meio empresarial, mais que certamente tem a capacidade de nos levar a reflexão sobre quem somos, o que temos feito, e no que queremos nos transformar em nossa trajetória. […]

Ler mais

Mais do que uma linha de produtos, o engajamento em uma causa!

Num momento onde o consumo consciente vem sido estimulado e levado cada vez mais a sério, várias marcas têm investido em produtos reciclados e sustentáveis, com o propósito de gerar o menor impacto possível ao planeta. Desde sabonetes, shampoos em barra, sacolas de mercado, t-shirts, escovas de dente, canudos de bambú, eco-bags, copos, coleções de […]

Ler mais

O que faz o seu cliente te querer?

Este artigo tem o objetivo de levantar uma importante reflexão sobre quais são os valores intrínsecos que passaram a ser essenciais para os negócios dentro do contexto das mudanças sociais que estamos vivendo. Reflita sobre isso! Hoje, para que se tenha sucesso nos negócios, as empresas devem ser capazes de gerenciar as expectativas de seus […]

Ler mais